domingo, 17 de novembro de 2013

Ciclos da vida

por Dr. Leonardo Machado


… e a sessão continuou em minha cabeça. A porta do consultório se fechou, mas a janela de meu pensamento se abriu.


Continuei pensando como a vida dá voltas e tem seus ciclos. E como enfrentá-los é, a um só tempo, grande sabedoria e ato de coragem.

A infância que passa e os amigos que seguem seus rumos...
A cidade que se transforma, o bairro que muda...
Os "amores" que se vão e deixam aprendizados...
A faculdade que se vai e a formatura que se chega...
Os filhos que se vão das casas maternas e os pais que lá ficam...
Uma mudança de cidade inesperada...
As perdas mil... as descobertas sem fim...
Ideologias, sonhos, utopias, desejos... que se modificam...

E, no final de tudo isto, percebe-se que já não se é igual, embora sendo o mesmo. Porque, ao final de tudo isto, a mudança maior acontece em nós.
Mas como conseguir continuar caminhando? Talvez, o segredo esteja no próprio caminhar. Dando um passo por vez. Sem pressas, mas sem preguiça. Sem ansiedade pelo futuro, mas sem angústia pelo passado. Andando. Vivendo.



Acredito que levarei isto para a minha próxima sessão. Ou, talvez, não. Enfim… quem sabe também precisarei me deixar guiar para aprender a me conduzir?

Nenhum comentário:

Postar um comentário