sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Mensagem de fim de ano

por Dr. Leonardo Machado

         Quando eu era criança, o natal era invariavelmente um momento de grande alegria. Imaginava eu, naquela época, que isto valia para todo mundo.
         O símbolo da manjedoura e do Jesus livre e simples, imortalizada por Francisco de Assis, sempre me fascinou. Com o tempo, outros símbolos criaram em mim fascínios semelhantes (se é que podemos comparar este estado de ânimo): Krishna conversando com arjuna, Sócrates altivo no leito da morte, Buda encontrando o samadhi, J. S. Bach fazendo da música seu ofício de ligação com o Divino, enfim... E fui entendendo como o mundo é plural e muitas vezes uno em suas manifestações.
         Quando comecei, porém, a atender pessoas na psiquiatria, fui verificando como este momento de final de ano tinha também outras pluralidades de emoções nos universos pessoais que antes eu não imaginava: hipocrisia, melancolia, revolta, indiferença... E fui percebendo que estes e tantos outros afetos eram expressões de um sentimento maior: a dor (talvez a verdadeira "indesejada das gentes").
         Conversando sobre estas questões com um psicanalista de Recife, bem mais experiente do que eu no lidar com o sofrimento humano, ele ponderou: "pois é, o mês de dezembro é uma época em que o psiquiatra e o psicanalista tem muito trabalho: as questões familiares e de construção de vida vêm à tona e isto muitas vezes traz também temas como perdas, insatisfações...".
         Desta forma, hoje, não sei ao certo o que este momento representa para ti. Entretanto, de qualquer maneira, quero desejar que neste final de ano (ou nos próximos) encontres um sentido positivo nisto tudo que chamamos sofrer, sorrir e viver, como propunha Victor frankl, também colega psiquiatra.
         Ao mesmo tempo, agradecer-te pela ajuda que me deste na superação das dificuldades, pela convivência nos jantares, pela amizade que se formou e pelos laços que se fortaleceram.

Abraço sincero,
Leonardo Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário